top of page

HISTÓRICO

Em 2008, a primeira Olimpíada do Rio Grande do Sul ocorreu na PUCRS, com crianças e adolescentes, o tema era “É possível uma sociedade justa?”.  

Em 2009, também ocorreu na PUCRS, com crianças e adolescentes, e o tema norteador foi “A humanidade tem fome de quê? O que de fato precisamos para viver?”.  

Já em 2010, ocorreu na PUCRS, último até então com crianças e adolescentes juntos, o tema foi “É preciso saber viver? O que precisamos para saber cuidar bem da vida?”.

 

Em 2011 separamos as Olimpíadas, uma com crianças e outra com adolescentes. A Olimpíada com Crianças ocorreu no colégio La Salle Dores. A Olimpíada Latino-Americana aconteceu na PUCRS, e a do Rio Grande do Sul, pela primeira vez em um colégio, o Rosário. O tema foi “O mundo é admirável? O que nos torna plenamente humanos?”.

Em 2012, a etapa gaúcha também ocorreu em um colégio, o colégio Americano e a Latino-Americana foi na Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A Olímpiada com Crianças foi na PUCRS. Neste ano o tema foi “Qual o custo social do progresso?”.

 

No ano de 2013, a Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul sai da capital e vai para um colégio público, o colégio Divino Mestre na cidade de Paraí. Enquanto a Latino-Americana acontece em Belo Horizonte, na PUC-MG. E a Olimpíada com Crianças no colégio Farroupilha. O tema foi “Que conhecimento é possível na era das incertezas?”

Em 2014, a Olimpíada do Rio Grande do Sul foi no Instituto Federal de Osório e a Latino-Americana na cidade de Maldonado no Uruguai. E a Olimpíada com crianças ocorreu na EMEF Neusa Brizola. O tema foi “Qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos?”

O tema O cuidado com o outro; que diferença isso faz para nossas existências?” foi o tema de 2015 e a Olimpíada do RS foi sediado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Bento Gonçalves e a Olimpíada com Crianças foi na Faculdade de Educação da UFRGS.

Em 2016 as Olimpíadas com crianças e com adolescentes se unificam e voltam a ser sediadas na PUCRS. O tema foi Que ações transformam o mundo? Como nos relacionamos com ele e com nós mesmos?”.

 

Em, 2017, nosso tema foi Se nossos passos vêm de longe, o que sabemos de nossas heranças ancestrais? Foi com os estudantes do ensino básico, crianças e adolescentes, e aconteceu também na PUCRS.

 

Ano passado, 2018, nosso tema foi “O que (não) pode um corpo?”. Contamos com uma etapa pré-olímpica na PUCRS e a Olimpíada foi na Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

 

Este ano, a pergunta está menor bem como a autonomia dos estudantes está maior. Foi acordado entre os coordenadores nacionais um tema relacionado à felicidade. Nossa pergunta geradora de 2019 é “Felicidade?!”.

bottom of page